Estudo de Caso

Encontrar empresas que trabalham de forma não tão planejada no marketing digital é muito comum, ainda mais quando a visão estratégica sobre ações e KPIs de acompanhamento que auxiliam na tomada de decisão não estão estabelecidos e concisos. Se você tem essa dificuldade no marketing digital da sua empresa, saiba que não está sozinho e esse artigo te mostrará como conseguimos ajudar uma empresa a alavancar seus resultados através da nossa expertise. Quando nós iniciamos um trabalho na Ciclo, nós fazemos todo o mapeamento do negócio, pois o primeiro ponto é entender como está a situação atual do cliente, por isso seguimos os seguintes passos:

Camada de negócios

  • Pesquisa de Mercado;
  • Estudo sobre a empresa;
  • Histórico digital;
  • Metas e Objetivos do negócio;
  • Camada de marketing digital

  • Utilização da metodologia TED;
  • Proposta para o projeto;
  • Plano de ação;
  • Sobre o cliente

    O cliente que abordaremos nesse estudo de caso é o Cura. Uma das empresas referência no mercado que possui mais de 35 anos no segmento de exames de imagem e diagnóstico.

    Problemas enfrentados

    cenario Laboratorio cura

    O cenário de quando iniciamos o projeto com a Cura era muito típico, como a grande maioria das empresas que entram em contato conosco. Existe a falta de pensamento estratégico nas ações de marketing digital executando de forma aleatória. Também não existia o conhecimento nem o hábito do acompanhamento dos principais KPIs e métricas, e isso impactava diretamente no modo como a empresa via o departamento de marketing e também nos resultados que a empresa poderia ter com marketing digital.

    Como pode ver é um cenário bem caótico, uma empresa de grande porte não ter nenhum acompanhamento e nem estratégias definidas.

    Como fizemos

    Na primeira fase foi documentado que a empresa desejava atingir uma geração de pelo menos 600 oportunidades de novos negócios por mês, via formulário do site e que isso impactasse na receita da empresa em 20% somente com marketing digital, então nosso principal desafio era interligar o processo do envio de leads com o time de atendimento deles.

    Após deixar estabelecido a meta e objetivo da empresa, foi o momento de definir os KPIs de acompanhamento e o que estabelecemos foram os seguintes:

    Marketing

  • Conversões;
  • Taxa de conversão;
  • Custo por lead;
  • Custo por oportunidade;
  • Vendas

  • Taxa de conversão de vendas
  • Ticket médio
  • Negócios

  • CAC (Custo por aquisição de clientes)

  • Por fim, conseguiriamos saber o ROI e como todas as ações de marketing digital feitas estavam gerando resultados positivos para o negócio.


    Histórico digital da empresa

    Após alguns meses nós já conseguimos fazer o levantamento do histórico digital da Cura e como estavam as campanhas que a empresa fazia antes de iniciarmos o projeto e nós percebemos os seguintes erros e oportunidades:

  • Tráfego orgânico estava relativamente baixo;
  • Tráfego de mídia paga: as campanhas estavam consumindo muito recurso sem nenhuma conversão, fora segmentações e termos totalmente não otimizados;
  • A experiência de navegação do usuário no funil de conversão estava totalmente comprometida;

  • Um dos pontos primordiais também era entender como era a jornada de influência e consumo dos clientes que adquirem o tipo de produtos e serviços do Cura, por isso nós montamos um mapa mental para entendê-los.
    fluxo marketing digital

    Planejamento e ação

    No plano de ação para estratégias de marketing digital, nós tínhamos que as estabelecer seguintes prioridades:

    Aumentar o tráfego

    Começamos a desenvolver estratégias e ações de SEO fazendo um levantamento dos termos de conversão (trabalho em conjunto de SEO e SEM), análise do site, arquitetura do site e otimização de conteúdos. Isso tudo conseguiria reduzir custo por lead e CAC, pois a empresa estava 100% dependente da mídia paga.

    Otimização dos canais pagos

    Nós tivemos que estruturar novas campanhas e palavras-chave que gerassem conversões, Conforme fomos ranqueando organicamente, nós eliminamos alguns termos de compra. Melhorar o funil de conversão e também conteúdos para aumentar as conversões do site.
    No funil mapeamos qual era o caminho que os usuários que convertiam percorriam e quais a dificuldade dos que abandonavam, por isso nós fizemos uma eliminação de páginas e implementamos CTAs (Call to actions), estratégicos.

    site cura diagnóstico

    Para melhorar a taxa de conversão, nós implementamos ferramentas de mapa de calor e de feedbacks para saber o por que os usuários estavam deixando o site sem tirar suas dúvidas ou preencher um formulário.

    formulario cura

    Resultados

    Para atingir metas e objetivos da empresa, foi um grande trabalho desenvolvido entre nós da Ciclo e o comprometimento da equipe do Cura para melhorar suas estratégias de marketing digital.

  • Com as ações de SEO a empresa conseguiu economizar mais de R$ 21.000,00 mês em compra de mídia.
  • No trabalho de SEO e SEM em conjunto houve uma redução de 63% no custo de mídia
  • Redução de 350% no custo por lead
  • Redução de 120% no CAC (custo por aquisição de clientes)
  • Superação da meta de oportunidades em 15% Google Analytics (Evolução no tráfego Orgânico)
  • Analytics cura

    Google Analytics (Evolução nas Sessões azul escuro VS Conversões azul claro)


    Analytics Laboratorio cura
    Case Laboratorio Cura

    “O trabalho desenvolvido pela Ciclo é muito profissional, elevou o patamar do nosso marketing digital para outro nível. Realmente a Ciclo enfrentou um grande desafio de pegar o marketing digital da nossa empresa da forma como estava e conseguir gerar um resultado que nos satisfizesse ”

    Silvia Szejnfeld – Diretora de Projetos - CURA

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    O sucesso da sua empresa depende de você, dê o primeiro passo falando com um de nossos consultores para conhecer nossos serviços de marketing digital e entre outras soluções para o seu negócio.

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